a feira do bordado manual

O que é a Feira do Bordado Manual?

bordados passira13A Feira do Bordado Manual de Passira-PE constitui-se um evento anual de negócios do bordado com a finalidade de aproximar vendedores e compradores, estimular negócios, ampliar o turismo regional, valorizar o artesanato do bordado como arte e potencializar a cultura local.

A Feira foi realizada pela primeira vez no ano de 1986, a partir de uma idéia do ex-governador Miguel Arraes de Alencar e pela iniciativa da Sra. Maria Ignês Santana em uma galeria com quase 20 expositores, desde então a feira passou por outros lugares, como a Escola Municipal Maurina Rodrigues dos Santos, até o ano 1996, quando por uma necessidade de melhor infra-estrutura, passou a ser realizada na Rua da Matriz do município.

O evento geralmente acontece nos meses de outubro ou novembro, durante três dias, começando na sexta e encerrando-se no domingo. A programação inclui além da exposição e ambiente de negócios, apresentações culturais de artistas regionais e barracas de comidas típicas.

Este ano, a 31ª Feira do Bordado Manual de Passira, será realizada nos dias 01, 02 e 03 de dezembro.

bordados passira02

O que é o Bordado?

Bordado é ornamento realizado sobre tecido, mediante o uso de agulha e linha. Diferencia-se da renda, pois que esta não necessita de um tecido anterior. Chegou ao Brasil com os colonizadores europeus e desde então tem passado de mãe, para filha, de avó para neta. Hoje, essas técnicas seculares constituem importantes atividades produtivas de homens e mulheres.

O Bordado pode ser aplicado sobre praticamente qualquer tipo de tecido, de acordo com a técnica utilizada. Existem bordados com desenhos tradicionais e os mais contemporâneos, em objetos de cama, mesa, banho, em artigos infantis e moda para bebês, crianças e adultos.

O Bordado Manual é patrimônio cultural de Passira e do Estado de Pernambuco, tendo representado nosso município em diversos eventos nacionais e internacionais. O bordado passirense já pode ser visto em todos continentes e em diversos paises como: Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha, Portugal, Alemanha, Venezuela, Cuba, entre outros.

A Arte do Bordado Manual

bordados passira05O bordado pode ser realizado através de processos industriais ou artesanais. Entretanto, o trabalho realizado pelas máquinas em muito se diferencia daquele realizado pelas habilidosas mãos dos artesãos.

Há enormes diferenças entre as peças produzidas por um modo ou por outro. As variações de texturas, cores, desenhos, de formato dos pontos que somente o artesão consegue realizar, acabam por transformar cada peça em uma única obra de arte, intocável e incomparável, assemelhando, de certa forma, a um quadro que ao invés de pintado é costurado sobre o tecido, através do paciente e delicado trabalho do artesão.

Enquanto a máquina fabrica uma fria e repetitiva reprodução de desenhos sobre o tecido, o bordado feito à mão é o resultado de horas de trabalho do artista, que delicada e continuamente transpassa a linha por entre os fios do tecido e tece ao final uma linda peça EXCLUSIVA, com acabamento delicado e refinado que só por esta forma se poderia conseguir.

logo realizacao apoio

logo 01

Copyright © PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSIRA - PE - CNPJ: 11.097.300/0001-57 - 2017 - Todos os Direitos Reservados.
Rua Maria Pereira da Silva, 87 - Passira - PE CEP: 55650-000