Ferramentas de acessibilidade

logo topo

Aspectos Fisiográficos

O município de Passira está situado no Agreste do estado de Pernambuco, mais particularmente na micro-regi ão do Médio Capibaribe, que condiciona a vegetação, as culturas e a fixação do homem ao meio.

  • Relevo e Segmentos de Solos Predominantes
    O relevo de Passira apresenta-se de forma bem variada estando, em sua porção central, inserido nas Áreas Desgastadas da Província Borborema, unidade formada por maciços altos e outeiros, com altitudes variando de 650 a 1.000 m, ou seja, superfícies onduladas com relevos residuais altos. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos.

Nas cristas residuais altas predominam os solos litólicos, nos topos e vertentes das ondulações, os solos brunos não cálcicos e nas baixas vertentes das ondulações os planossolos.

Os solos são pouco profundos e de fertilidade variando entre média e alta.

A oeste, o relevo está inserido na região dos Maciços e Serras Baixas, com relevos medianamente altos, com grandes dissecamentos. Este tipo de relevo favorece bastante a implantação de pequenas barragens.

Encontramos nessa região os seguintes tipos de solos associados ao relevo:

1. Aos topos estreitos e vertentes íngremes –solos Litóticos;
2. Às baixas vertentes –Planossolos e Podzólicos ;
3. Aos topos planos – Latossolos;
4. Aos Fundos de vales estreitos – Solos Aluviais.

A leste, ocorre a área dos contrafortes da Borborema, que são superfícies movimentadas e dissecadas, com vales estreitos de fundo chato ou não. Os solos variam de composição de acordo com seu posicionamento:

1. Nos topos e vertentes dos vales ondulados baixos – Solos Podzólicos;
2 Nos fundos de vales chatos – Solos Aluviais;
3. Nas cristas residuais – Solos litólicos.

  • Clima
    O clima é o tipo Bs’h da classificação de Köppen, árido ou semi-árido, muito quente, com chuvas no outono e inverno.

O período normal de chuva inicia-se em fevereiro/março e pode estender-se até agosto. Dados históricos de precipitação revelam uma média anual de 604,23 mm, com um máximo de 1.035,60 mm e um mínimo de 305,10 mm (Sudene,1962-1985).

As temperaturas variam, acompanhando a época das precipitações pluviométricas. A média
anual fica em torno de 24°C.

  • Vegetação
    A oeste, ocorre desde a caatinga hipoxerófila (predominante) à floresta caducifólia. Na porção central, caatinga hipoxerófila e, a leste, floresta subcaducifól ia a caducifólia. (ZANE – Zoneamento Agroecol ógico do Nordeste – EMBRAPA/2000)
  • Geologia
    O município de Passira encontra-se inserido, geologicamente, na Província Borborema, sendo constituído pelos litotipos do Complexo Salgadinho e das suítes Gabro-anortosítica e Serra de Taquaritinga, do Complexo Vertentes dos Granitóides Indiscriminados, da Suíte Intrusiva Leucocrática Peraluminosa e do Grupo Surubim-Caroalina.