Ferramentas de acessibilidade

logo topo

banner atricon

linha acesso rapido

portal transparencia avisos licitacoes licitacoes contratos sic passira nota fiscal eletronica ouvidoria municipal
iptu online transparencia covid 19 vacinometro covid 19 boletim covid 19 plano contingencia 2021 plano vacinacao covid 19 passira
fale conosco passira acesso webmail plano municipal educacao plano municipal seguranca publica Lei Audir Blanc lei paulo gustavo
logo auxilio pernambuco

linha acesso rapido

conheca o municipio

Aspectos Fisiográficos

O município de Passira está situado no Agreste do estado de Pernambuco, mais particularmente na micro-regi ão do Médio Capibaribe, que condiciona a vegetação, as culturas e a fixação do homem ao meio.

• Relevo e Segmentos de Solos Predominantes
    O relevo de Passira apresenta-se de forma bem variada estando, em sua porção central, inserido nas Áreas Desgastadas da Província Borborema, unidade formada por maciços altos e outeiros, com altitudes variando de 650 a 1.000 m, ou seja, superfícies onduladas com relevos residuais altos. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos.

Nas cristas residuais altas predominam os solos litólicos, nos topos e vertentes das ondulações, os solos brunos não cálcicos e nas baixas vertentes das ondulações os planossolos.

Os solos são pouco profundos e de fertilidade variando entre média e alta.

A oeste, o relevo está inserido na região dos Maciços e Serras Baixas, com relevos medianamente altos, com grandes dissecamentos. Este tipo de relevo favorece bastante a implantação de pequenas barragens.

Encontramos nessa região os seguintes tipos de solos associados ao relevo:

1. Aos topos estreitos e vertentes íngremes –solos Litóticos;
2. Às baixas vertentes –Planossolos e Podzólicos ;
3. Aos topos planos – Latossolos;
4. Aos Fundos de vales estreitos – Solos Aluviais.

A leste, ocorre a área dos contrafortes da Borborema, que são superfícies movimentadas e dissecadas, com vales estreitos de fundo chato ou não. Os solos variam de composição de acordo com seu posicionamento:

1. Nos topos e vertentes dos vales ondulados baixos – Solos Podzólicos;
2 Nos fundos de vales chatos – Solos Aluviais;
3. Nas cristas residuais – Solos litólicos.

• Clima
    O clima é o tipo Bs’h da classificação de Köppen, árido ou semi-árido, muito quente, com chuvas no outono e inverno.

O período normal de chuva inicia-se em fevereiro/março e pode estender-se até agosto. Dados históricos de precipitação revelam uma média anual de 604,23 mm, com um máximo de 1.035,60 mm e um mínimo de 305,10 mm (Sudene,1962-1985).

As temperaturas variam, acompanhando a época das precipitações pluviométricas. A média
anual fica em torno de 24°C.

• Vegetação
    A oeste, ocorre desde a caatinga hipoxerófila (predominante) à floresta caducifólia. Na porção central, caatinga hipoxerófila e, a leste, floresta subcaducifól ia a caducifólia. (ZANE – Zoneamento Agroecol ógico do Nordeste – EMBRAPA/2000)
  • Geologia
    O município de Passira encontra-se inserido, geologicamente, na Província Borborema, sendo constituído pelos litotipos do Complexo Salgadinho e das suítes Gabro-anortosítica e Serra de Taquaritinga, do Complexo Vertentes dos Granitóides Indiscriminados, da Suíte Intrusiva Leucocrática Peraluminosa e do Grupo Surubim-Caroalina.
35,10,0,50,1
25,600,60,1,3000,5000,25,800
90,150,0,50,12,30,50,1,70,12,1,50,1,1,1,5000
0,2,0,0,2,40,15,5,2,1,0,20,0,1